Atualmente, o registro do ponto costuma ser realizado através dos Relógios de Ponto Eletrônicos (REP), modelo que traz maior proteção para a empresa e colaboradores. Entretanto, o registro da jornada de trabalho também pode ser realizado por meios manuais ou mecânicos, como o livro ponto ou relógio cartográfico, tudo dependerá do modelo de controle de ponto que melhor se adeque à empresa. Acompanhe esse artigo e saiba mais sobre como bater o cartão de ponto!
Como fazer um registro de ponto?
Bater cartão de ponto é a melhor forma de registrar o horário de entrada e saída dos funcionários. Destacamos ainda que, para empresas com mais de 20 funcionários, possuir um tipo de controle de jornada é obrigatório pela legislação. Independente do modelo de registro de ponto escolhido pela empresa, é importante esclarecer aos funcionários como bater o cartão de ponto, pois isso pode evitar diversos transtornos.
O mercado oferece opções diversas para registrar jornada de trabalho dos funcionários. Como já comentado, as alternativas variam entre registro de ponto manual, mecânico ou eletrônico. Nesse universo, destacamos 03 maneiras para anotar a hora de entrada e saída dos funcionários:
Livro ponto
O livro ponto é uma das alternativas tradicionais de bater ponto que oferece vantagens e desvantagens. Dentre as vantagens destacamos que é a forma mais barata de registrar a jornada de trabalho dos funcionários. Dentre as desvantagens, lembramos que o livro ponto oferece pouca precisão de controle dos horários de entrada e saída dos funcionários, considerando que nessa modalidade de registro de ponto o colaborador insere os dados manualmente.
Relógio de ponto cartográfico
Outro método de como bater o cartão de ponto é o relógio de ponto cartográfico. Nessa maneira de registrar frequência dos funcionários a marcação do ponto é realizada em um cartão que vai inserido no relógio. Apesar de ser uma solução tradicional e barata, essa tecnologia não é indicada para grandes empresas, pois permite que um funcionário registre ponto para outro, por exemplo.
Relógio de ponto eletrônico
O REP – Relógio de Ponto Eletrônico é a alternativa que apresenta mais benefícios para o controle da jornada de trabalho. Os relógios de pontos eletrônicos são parceiros importantíssimos tanto dos empregadores quanto dos colaboradores, pois permite a ambos ter maior controle da jornada de trabalho.
Nesse modelo o registro do ponto é realizado através da biometria ou de um crachá pessoal, cenário que diminui consideravelmente as chances de fraudes. Aos empregadores existirá a garantia que seus funcionários receberão proporcionalmente às horas trabalhadas; e os empregados possuem maior controle e transparência com relação aos possíveis atrasos ou realização de horas extras, podendo confrontar os cálculos de seus salários.
Além disso, saber como bater o cartão de ponto evita transtornos com possíveis processos trabalhistas relacionados tanto ao descumprimento da legislação quanto aqueles movidos para cobrar horas extras trabalhadas. Isso acontece porque, segundo ditam a diretrizes, o método de marcação de ponto do trabalhador deve registrar fielmente as marcações efetuadas, não sendo permitida qualquer ação que desvirtue os fins legais a que se destina. Nesse contexto, o REP é a melhor alternativa de registro de jornada de trabalho disponível no mercado!
Porém, é preciso lembrar que existe ainda outras tecnologias de como bater o cartão de ponto, como o registro de ponto digital, onde o trabalhador consegue informar sua frequência e jornada de trabalho remotamente através do computador, celular ou tablet, através de reconhecimento facial, login e senha e informações do GPS para confirmação da localidade. Interessante, não?