fbpx

Quem inventou o relógio de ponto?

A origem

O relógio de ponto, foi inventado no ano de 1888 por um joalheiro chamado Willard Le Grand Bundy, morador de Nova York. O objeto fez sucesso e se mostrou muito eficiente, visto que antes da invenção de Bundy – o relógio de ponto – um funcionário era exclusivamente destinado a sentar-se no portão de entrada e anotar o horário de entrada e saída de todos os outros colegas funcionários. O irmão de Willard percebendo a funcionalidade do objeto associou-se a ele, juntos patentearam o invento e fundaram a Bundy Manufacturing Company. Willard continuou a inventar novos modelos de relógio de ponto e a empresa chegou a ter sedes em diversos países diferentes. A empresa seguiu crescendo e após diversas aquisições, em 1924 foi renomeada como “International Business Machines”, hoje em dia mais conhecida como IBM.

Bom para todos

Willard ao inventar o relógio de ponto tinha a visão do empregador, aumentar a produtividade e controlar o horário de trabalho dos funcionários. Mas a novidade acabou sendo boa também para os empregados, pois muitos donos de empresa não respeitavam as leis que estabeleciam a carga horária de trabalho por dia.

A chegada ao Brasil

Na década de 30 durante o governo de Getúlio Vargas foi criado um conjunto de leis trabalhistas (CLT) que passou a regular a jornada de trabalho. A partir desse momento as empresas brasileiras passaram a utilizar o relógio de ponto mêcanico.

Category
Tags

No responses yet

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

%d blogueiros gostam disto: